segunda-feira, 13 de maio de 2013

“Até amanhã, Manuel Tiago" ou o neo-realismo como projecto de resistência.

Francisca de Jesus Rolo de Matos, nasceu a 28 de Setembro de 1963 na freguesia da Sé, em Évora. Em 1991 licenciou-se em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Évora. Frequentou a Alliance Française, onde obteve o “Diplôme de Langue Française” em 1984 e o “Diplôme Supérieur d’Études Françaises Modernes” em 1985. Tem o Curso de Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa realizado entre 1995 e 1997.
É Formadora certificada pelo do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área das Didácticas Específicas de Francês e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. É ainda Consultora de Formação certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação.
Tem realizado formação contínua em áreas como a linguística e a didáctica, a formação inicial e contínua de professores, a área da avaliação, da organização escolar e dos projectos educativos, das TIC e em áreas transversais, o que se traduziu na participação activa em inúmeros seminários, acções de formação, visitas de estudo, cursos de formação, congressos, encontros, sessões de formação, cursos de formação, conferências, formações, jornadas pedagógicas e fóruns, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Exerce há 23 anos funções docentes. É Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel de Estremoz, onde exerce as funções de Professora de Português e de Professora Bibliotecária. Nesta Escola tem desempenhado vários cargos e participado em diferentes equipas de trabalho. Nessa qualidade integrou a equipa responsável pela elaboração do Projecto Educativo, da reorganização da Biblioteca, do acompanhamento do Plano de Actividades da Escola e de desenvolvimento de Cursos de Língua Portuguesa para Estrangeiros.
No âmbito da formação inicial e contínua de professores tem sido membro da secção de formação do conselho pedagógico, orientadora de núcleos de estágio, consultora de formação e formadora.
No sector da administração e gestão escolares foi Vice-Presidente da Comissão Executiva da ESRSI entre 1998 e 2000 e Directora do CENFORSEGA entre 2001 e 2007, em cuja qualidade desenvolveu inúmeras actividades com interesse para a comunidade educativa.
No âmbito de projectos educativos foi coordenadora do Projecto Interdisciplinar de Multimédia na Escola em 2000-2001, elemento da equipa do Projecto Europeu COMENIUS 1 – Comparação de Sistemas Educativos Europeus, em parceria com escolas da Bulgária, República Checa e Roménia entre 1999 e 2001, assim como elemento da equipa que elaborou o Mapa Educativo dos Concelhos de Estremoz e Sousel - Estudo Preliminar, em 1999-2000. Integrou igualmente a equipa que representou a Escola Secundária Rainha Santa Isabel no Campo de Verão realizado com escolas da Bulgária, Itália, Bélgica e Suécia, em Primorsko - Bulgária, em Agosto de 2002.
A professora Francisca de Matos é o alfa e o ómega da Biblioteca Escolar onde como professora bibliotecária tem desenvolvido um trabalho notável, virado para a comunidade educativa. É colaboradora da imprensa escolar e regional e mantém na blogosfera o blogue “SULIDÃO”. É um espírito de fineza que nos tem prendado com textos que aliam à profundidade crítica a sua sensibilidade feminina e o fino recorte literário. É uma mulher que tem a literatura na massa do sangue e respira literatura por todos os poros.
Colabora desde longa data em actividades culturais promovidas pela Associação Filatélica Alentejana. É nossa companheira de estrada há longo tempo e connosco tem percorrido caminhos culturais conjuntamente com o António Simões, o Jorge Branco, a Fátima Crujo, a Odete Ramalho, a Adelaide Silva, a Maria do Céu Pires, a Ana Maria Mateus, a Georgina Ferro, bem como os poetas populares e os artesãos do nosso concelho, os quais à vez e por vezes juntos, têm ajudado a dar alma alentejana à Sala de Exposições do Centro Cultural que despretensiosamente se tem afirmado e consolidado como Casa de Cultura que coexiste com outras, já que a pluralidade é uma mais valia da democracia cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário