quinta-feira, 11 de junho de 2009

MEMÓRIAS DO ESPÍRITO SANTO


No passado sábado, dia 6 de Junho, na Sala de Exposições do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz, teve lugar pelas 17 horas, a inauguração de MEMÓRIAS DO ESPÍRITO SANTO.
Trata-se de uma Mostra Colectiva de Fotografia de Estremoz, onde se relata a agonia de um Largo que já foi um dos ex-líbris da nossa cidade e onde cabem fotografias de amador e desenhos de Cruz Louro, enquadrados por fotografias de Waloski, Rogério de Carvalho e Tony, que foram grandes repórteres de Estremoz na sua época. A reportagem fotográfica do Largo na actualidade, data de há cerca de quinze dias e é da autoria de José Cartaxo, que é na actualidade um grande repórter de Estremoz.
MEMÓRIAS DO ESPÍRITO SANTO” teve ainda uma componente poética, que assumiu duas vertentes. Por um lado, a iniciativa “SENTEM-SE À MESA DA POESIA”, onde foi disponibilizada ao público, a leitura de poesia sobre o Largo do Espírito Santo e sobre Sebastião da Gama. Por outro lado, a leitura de textos sobre o Largo (Hernâni Matos) e sobre Sebastião da Gama (António Simões), completada pela declamação de Poesia de Sebastião da Gama sobre o Largo (Fátima Crujo) ou de autores locais (Mateus Maçaneiro, Renato Valadeiro, Manuel Gomes e Constantina Babau) sobre Sebastião da Gama e sobre o Largo.
Pensamos que esta Sinestesia entre Literatura e Fotografia seja da máxima eficácia no despertar de sinergias colectivas, visando restituir o Largo do Espírito Santo à sua antiga dignidade, ainda que adequada aos tempos de hoje.
A Exposição "MEMÓRIAS DO ESPÍRITO SANTO", que é uma iniciativa da Associação Filatélica Alentejana e conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, estará patente ao público até ao próximo dia 27 de Junho, podendo ser visitada, de 3ª feira a sábado, entre as 9 e as 12 horas e entre as 14 e as 17,30 horas. Uma Exposição a merecer a visita de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário